Pular para o conteúdo principal

Conheça a Travessos, premiada escolinha de futebol com décadas de vida!

No dia 01 de Maio de 1992, surgi na cidade de Itaquaquecetuba uma escolinha de futebol chamada de Travessos. A pessoa a frente desse projeto Edson Cordeiro mais conhecido como Professor Edinho, mal sabia, mas estava no comando da escolinha de maior sucesso na cidade. 




Nenhuma descrição de foto disponível.
(Escudo Travessos/ Foto: Facebook Escolinha Comunitária de Futebol Travessos)



Por Davi Ravel


O Início:

 "Foi num programa de rádio, quando eu era locutor, e  a escolinha começou dessa forma, eu como locutor de rádio, recebendo uma cartinha de um garoto para ajudar eles, pedindo para alguém um jogo de uniforme, né? Ai com o tempo que a gente estava fazendo a divulgação, a rádio fechou, fiquei com dó dos garotos, procurei eles para poder explicar e fiquei até hoje. " Disse Edinho.

Edinho desde sempre foi treinador e hoje também ocupa a presidência do projeto. A Escolinha conta com uma boa gestão, onde possui ao todo 11 componentes que são divididos em alguns cargos (presidente, vice-presidente, 1° Tesoureiro, 2° tesoureiro, 1° secretário, 2° secretário, diretores de esportes e suplentes), a atual gestão estará à frente até o ano de 2023. Edinho pretende entregar para a atual diretoria.

Edinho diz que o inicio foi complicado, como todo início, porém ele acredita que conseguiu fazer isso bem e ressalta a redes sociais do clube que possui seguidores fora do pais, indicando que o projeto é conhecido.

A Escolinha Travessos possui 27 anos de vida e é a escola de futebol com mais duração na cidade de Itaquaquecetuba-SP. Perguntado sobre como a Travessos tem tanto tempo de atuação, Edinho respondeu:

“É amor pelo que faz, você sabe muito bem disso, se a gente não tiver amor pelo que faz a gente não consegue dar o segundo passo, a gente dá o primeiro passo e ali no segundo e terceiro não consegue... Então é muito amor e muito gasto também, né? Porque nesses 27 anos gastei mais de 120 mil reais, parece que não né, a escolinha hoje não tem nada, não tem uma estrutura, mas já foi investido mais de 120 mil reais. ”

(Professor Edinho/Foto Divulgação )

Estrutura:

Sobre o “a escolinha hoje não tem nada” Edinho se referia à falta de patrocínios já que o projeto não conta com nenhum e também a falta de apoio dos órgãos público da cidade, segundo Edinho a escola tenta fazer “vaquinha” entre os atletas, porém nem todos integrantes tem condição de ajudar, caso houvesse um apoio da 


prefeitura de Itaquaquecetuba e
 da Secretária da cidade, a situação poderia ser diferente! A situação seria pior caso a escolinha não tivesse o apoio do GEVI, onde estão há cinco anos treinando em uns dos campos sem pagar aluguel, porém a intensão da escolinha é captar recursos e conseguir patrocinadores e assim poder pagar aluguel do campo e ter tranquilidade.


Conquistas:

A Escolinha Comunitária de Futebol Travessos ao longo de sua existência conquistou algumas premiações importantes!

Em 2011, foi reconhecido como ação socioeducativa pelo prêmio ITAÚ UNICEF, e nesse ano (2019) foi reconhecido pela Câmara Municipal de Itaquaquecetuba como utilidade pública, porém ainda almeja pelo CANVAS.

Para Edinho o time carece de grande conquista, pois não teve apoio, mas cita participações importantes em copas, entre elas oito participações da Copa Suzano, duas participações da Copa Votorantim, duas Copa Guarulhos, participação na Copa Sul americana organizada pela Dom Bosco do Paraná, em Cajati-SP e em Rolândia-PR, duas Copa Brahma.


A falta de apoio dos órgãos públicos:

Ao ser questionado sobre a falta de uma liga de futebol em Itaquaquecetuba, Edinho respondeu:
“Acredito que dentro do município deveria ter sim essa liga de base, sabe porquê? Porque um garoto começa a disputar um campeonato para a gente e quando chega a uma certa altura do campeonato e o clube não deu sequência... aí o que acontece, o garoto sai da nossa escolinha e vai disputar para outra, o que não é certo, o certo seria o garoto ser da entidade ou da escolinha do dia primeiro de janeiro ao último dia de dezembro, aí se fosse para outra escolinha era como um acordo assinado em documentação entre os presidentes dos clubes, isso daí seria muito bom para o município...”

Para Edinho a prefeitura deveria destinar verbas para apoia as entidades esportivas nas cidades, pois assim poderia ajudar o andamento dos atletas (já que muitas instituições têm por objetivos revelar atletas) e criticou a falta de um clube profissional na cidade que é umas das maiores cidades do Alto Tietê.


Metas:

Sobre as metas para os anos posteriores a Travessos pretendem disputar o Campeonato paulista na categoria sub 17 E sub 15 e em 2021 a equipe quer disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e poder profissionalizar o clube e a equipe está com tudo pronto para ir atrás, o que falta é o apoio.

VOCÊ É ATLETA  e quer conseguir PATROCÍNIO? Ou é um AGENTE e não consegue PATROCÍNIO PARA SEU ATLETA?

Não se preocupe! Com esse e-book você saberá o que fazer para TER UM PATROCÍNIO e continuar a SONHAR EM SER/TER UM GRANDE ATLETA, não importa o esporte que o atleta pratica.
E sabe o quanto você pagará por isso? APENAS R$49,90!
APROVEITA!!!






A maior frustração:

Edinho Também falou da maior frustração do clube, quando um atleta do clube foi jogar no extinto IAC (Itaquaquecetuba Atlético Clube, clube que revelou Cafu e Gilmar), depois foi para União Mogi, Portuguesa, foi para um clube do Paraná e foi fazer uma avaliação para disputar a copinha pelo São Paulo FC com Nelsinho Batista, ele era o foco da avaliação, porém tudo foi por água abaixo, segundo Edinho  o nervosismo atrapalhou o garoto que acabou brigando na avaliação e assim acabando com a chance da Travessos ter um primeiro jogador em um clube grande (A partir do sub 20). Edinho ainda ressaltou sobre alguns atletas do elenco que no qual ele acredita ter potencial, o time sub 20 se destaca, além do Nícolas do sub 17 e também Ruan do sub 15.


Outros personagens: O preparador João.

A Travessos conta com grandes personagens que fizeram parte da História, um desses personagens é o preparador físico e ex-atleta João Ferreira de 58 anos, chamado de professor João. Como preparador físico está há cerca de 10 anos, mas sua história com o clube começou aos 14 anos e falou de sua época como atleta profissional como lateral direito:

“Eu joguei 15 anos no profissional, comecei no União de Mogi, me emprestaram para o Paulista de Jundiaí, Rio claro, Catuense da Bahia, Ji Paraná, Ferroviária de Recife em 88. ”
Ele também falou da situação complicada do clube, segundo ele a equipe possuía 15 bolas, porém atualmente conta com apenas 3, a escolinha também já sofreu roubo, onde alguns equipamentos de treinos e um fardamento foram levados, e se depender dele a equipe vai atrás de um patrocínio para que possa investir no clube.

(João Ferreira - Preparador Físico/ Foto divulgação)


João também citou que está em busca de reforços para compor a parte administrativa do clube, entre ele o ex-goleiro do Palmeiras Sergio para atuar como diretor de Marketing. 




Também falou sobre alguns atletas que farão teste no América de Minas, para ele isso ocorrerá possivelmente em janeiro.

“Nossa intensão é essa, é estruturar.... porque eu já busquei informações e tem como a gente disputar o paulista sub 15 e sub 17. Nosso intensão é conseguir trazer uma arquibancada aqui para o GEVI e poder disputar o sub 15 e 17 no campeonato paulista... só estamos dependendo alguns detalhes dos engenheiros do projeto, estamos aguardando. Já arrumando pessoas para fazer o projeto da universidade UMC de Mogi”


Atletas:

Também conversei com dois atletas do clube, O lateral esquerdo Kaíque Ferreira de 15 anos e o Ponta Esquerda Ruan de 14 anos, eles falaram como é estar na Travessos.

(Ruan - Ponta Esquerda de colete laranja & Kaíque- Lateral Esquerdo de colete amarelo/ Foto:Divulgação)




















O descontraído Kaíque que está há pouco mais de dois meses no clube diz:
 “Gostei daqui ,porque eles são muitos companheiros, eles não julgam e sempre ajudam a melhorar. Ah boa (Sobre a estrutura do clube e diretoria), eles sempre buscam clubes, oportunidade para nós jogar fora, peneiras, campeonatos para a gente poder está disputando... “

Perguntado sobre o que espera daqui para frente: “Títulos! Ganhar títulos e jogar bastante campeonatos e jogar fora também! Seria bem emocionante (Sobre disputar a sul americana), eu sempre estou aqui buscando ajudar o time a disputar campeonatos também. ”

 Sobre o primeiro jogo no clube “me senti pressionado porque não conhecia ninguém... eu não joguei na minha posição, eu joguei no meio, eu não sabia jogar no meio, nunca joguei, dei uma assistência ainda e quase fiz um gol, aí quando eu errei, eles falaram tudo bem, aí fui me acomodando, mas foi bem legal, ainda nós ganhou de 4 a 2”.

Sobre o apoio da comunidade “Poucas pessoas de lá conhecem, né? Mas quando a gente fala assim do time eles sente curiosidade e aí a gente conta um pouco para eles, mas é difícil o apoio de família do que da comunidade”

Já o tímido Ruan que está há 6 meses no clube, quase não consegue falar, mas conseguiu: “Foi muito boa (sobre a impressão do clube) achei a estrutura legal... ah sempre dá aquele friozinho na barriga, mas quando dá o primeiro toque na bola já passa (sobre o primeiro jogo) ”.

Contei sobre quando jogava em uma escolinha (também na cidade de Itaquaquecetuba) e tive a oportunidade de enfrentá-los e relatei que o que me chamava a atenção era a torcida da Travessos, perguntei como ele sentia a torcida. “Tento mais focar no jogo e dar alegria para a torcida! Muito grande, ganhar títulos fazer gols, chamar atenção das bases aí e conseguir ser jogador de futebol (Sobre a expectativa). ”


Em um momento mais descontraído, perguntei quais clubes que os dois tem o sonho de jogar:
“Corinthians, né! ” Disse Kaíque, “Palmeiras, né! ” Falou Ruan, “melhor time do Brasil falou Kaíque (“Aaah” interrompeu Ruan) muito emocionante” Complementou Kaíque, pisa em Itaquera com a arena lotada seria daora. ”

Para quem tem interesse em conhecer a escolinha, a Travessos se encontra em um dos campo do GEVI (Grêmio Esportivo Veteranos de Itaquá) na Rua Santa Rita de Cássia, 129 - Vila Japão, Itaquaquecetuba.


(Atletas e comissão técnica da Escolinha Comunitária de Futebol Travessos/ Foto:Divulgação)

(Treino em campo reduzido/ Foto:Divulgação)

(Treino em campo reduzido/ Foto:Divulgação)

(Treino em campo reduzido/ Foto:Divulgação)

(Treino em campo reduzido/ Foto:Divulgação)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luis Ricardo, lateral do Figueirense, analisa desempenho da equipe nessa reta final da Série B.

  Luis Ricardo, lateral direito do Figueirense, falou exclusivamente com a Deformação Tática e analisou o desempenho da equipe na reta final do campeonato para fugir do rebaixamento. (Foto/Divulgação - AV_Assessoria) Por Davi Ravel.    Nesta sexta feira dia 22/11 o Figueirense enfrenta o CRB em Maceió, em partidas fora de casa em busca de 3 pontos para fugir da “zona da decola”. O figueirense não tem vencido muito quando visita seus adversários, embora há duas rodadas venceu a Ponte Preta em Campinas por 3 a 1, foram apenas 3 vitórias ao longo da competição, 9 empates e 6 derrotas, 33% de aproveitamento. Ao ser perguntado sobre as atuações do time em partidas fora, Luis Ricardo vê pontos positivos: - “Vejo que nesses últimos jogos desde que alguns jogadores chegaram, foram bem positivos, por exemplo, em 11 jogos que fizemos tivemos uma derrota e as vitórias foram mais fora de casa, então acredito que aprendemos sim ir fora de casa e somar pontos, entendendo que ho

Bicampeão africano no estilo "Mogli"!

Por Davi Ravel "Necessário somente o necessário, o extraordinári é demais!" Você já deve ter ouvido a famosa música do filme Mogli o menino lobo, pois bem seguido o que a música propõe, a Argélia usou o necessário para bater Senegal e ser bicampeão da Copa Africanas da Nações. (Foto Oficial do Titulo Argelino CAF) O jogo foi 1 a 0! Aos 2' do primeiro tempo,  Bounedjah abriu o placar, e foi o único gol da partida e o necessário não foi só isso, esse foi o único chute da Argélia no jogo. Depois disso só deu senegal! Aos 15 minutos da etapa final, o juiz assinalou pênalti depois da bola bater no braço do defensor argeliano, porém foi acionado pelo VAR e voltou atrás! Final de jogo Argélia Bicampeã da África 1, Senegal pela segunda vez na trave 0. Depois de 29 anos a Argélia volta a ser dona da África!

Senegal ou Argélia? Quem será o Campeão Africano?

Acontece nessa sexta-feira, dia 19 de Julho a grande final da Copa Africana de Nações,Senegal e Argélia, umas dessas seleções será a grande campeã africana. (Foto: headtopics.com) Por Davi Ravel Começando pela seleção de Sadio Mané (Liverpool-ING) Senegal disputará sua segunda final na história, a primeira foi em 2002 (Maior ano da história da seleção de Senegal) e foi os senegaleses foram derrotados nos pênaltis pelo Camarões depois de um empate sem gols. Já a seleção Argelina comandada pelo camisa 10 Sofiane Feghouli (Galatasaray-TUR) está em sua terceira final. Em 1980 na Nigéria foi derrotada pela anfitriã por 3 a 0. A "vingança" viria 10 anos mais tarde em 1990 em seu domínio, vitória por 1 a 0 que deu o primeiro e até aqui único título da Argélia! Senegal possui um bom elenco que pode ser sua principal arma para conquistar o titulo. Além de Mané, o zagueiro Koulibaly (Napoli-ITA), o atacante Niang (Renner-FRA), sem deixar de lado o comandan